Folhapress

O novo Ford Edge ST é o embaixador involuntário dos 100 anos da Ford no Brasil. O carro foi apresentado na semana do aniversário e a montadora optou pela discrição enquanto negocia a venda da fábrica de São Bernardo do Campo, no Grande ABC – seus executivos avaliam que não é um momento adequado para festa.

Imponente

O canadense Edge não tem nada de discreto. O utilitário de duas toneladas chega ao país em versão única. A sigla ST gravada na grade frontaléa abreviatura de Sport Technologies e indica que, apesar do tamanho, há um carro rápido debaixo da pintura azul topázio.

Ao apresentar o novo SUV, Adriana Carradori, gerente de produto da Ford, exibiu fotos de jipões bem mais luxuosos e caros que o Edge. Ela explica que o lançamento tem o menor “custo por cavalo” em seu segmento, o que significa que oferece mais potência por menos preço.

De fato, o novo modelo – que custa R$ 299 mil e tem 335 cv de potência – é veloz. O Edge ST 2.7 turbinado leva sete segundos para chegar aos 100 km/h. O lançamento foi 2,5 segundos mais rápido que a versão anterior, que tinha motor 3.5 V6 (284 cv).

Na estrada

Os tempos e as referências mudaram, e a Ford faz parte desse movimento rumo a um mundo dominado por jipes que não curtem lama. A praia do Edge é a estrada.

Sensores leem as faixas pintadas no asfalto e corrigem a trajetória caso um motorista distraído deixe o carro invadir a pista ao lado. É um luxo bem vindo em um trânsito com pessoas que se esquecem do volante enquanto mexem em seus smartphones.

O luxo interno

Na cabine, bancos com forração escura que mistura tecido e couro lembram a época em que a Ford era referência em acabamento no mercado nacional. A lista de itens de série traz sistema de frenagem automática, sensores que calculam o tamanho da vaga e comandam o volante nas manobras de estacionamento, oito airbags e toda a conectividade possível.

É possível também abrir o porta-malas apenas movimentando o pé sob o para choque traseiro, desde que se esteja com a chave do carro no bolso ou na bolsa.

Muitos desses itens estarão presentes em outros utilitários importados que a Ford pretende lançar no Brasil. O próximo da lista da montadora é o Territory, modelo que é fabricado na China e que deve estrear no final deste ano.

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