Da redação

Por conta da pandemia do novo coronavírus, empresas de todo o país têm adotado o expediente à distância como alternativa para manter as atividades. Em consequência, entrevistas de emprego e reuniões passaram a ser realizadas por videoconferência para evitar o deslocamento e contato dos recrutadores e candidatos.

Diante deste cenário de precaução e cuidado, como manter o profissionalismo e demonstrar confiança? “É importante que os profissionais tenham os mesmos cuidados que costuma ter em entrevistas presenciais. Pontualidade e boa postura, por exemplo, não devem mudar em função de uma entrevista à distância”, aponta Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.

Para auxiliar os profissionais durante esse momento, os especialistas da Robert Half elaboraram sete orientações para uma boa execução e melhores resultados:

Teste sua tecnologia

Baixe a plataforma de vídeo que está sendo usada para sua entrevista com bastante antecedência. Teste sua câmera, microfone e alto-falante para garantir que estejam funcionando corretamente. Aproveite para familiarizar-se com as funcionalidades das ferramentas.

Escolha o local adequado

Escolha um espaço tranquilo e bem iluminado. Certifique-se que animais de estimação e membros da família não irão interromper o fluxo da entrevista. Deixe o celular no modo silencioso e desative as notificações na tela.

Vista-se profissionalmente

Escolha uma roupa que projete confiança e vista-se completamente – não apenas da cintura para cima. Além disso, evite figurinos que possam distrair quem está do outro lado da câmera.

Mantenha a postura

Olhe para câmera ao falar, balance a cabeça visivelmente e sorria, sempre mantendo uma boa postura e fazendo gestos de mãos apropriados com o contexto do diálogo.

Elimine as interferências

Silencie todos os alertas, incluindo e-mail, textos, mídias sociais, atualizações de software e outros pop ups que possam aparecer na tela. Saia de todos os programas que você não usará durante a entrevista e feche as guias desnecessárias do navegador.

Drible o nervosismo

Entre na conferência de 5 a 10 minutos mais cedo para manter-se calmo e focado quando a entrevista em vídeo começar.

Envie um agradecimento

Tenha a mesma postura que você teria em uma entrevista presencial. Antes de concluir a conversa, pegue o e-mail do recrutador e envie uma nota de agradecimento.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *