E se o Facebook não fosse gratuito? Ou se fosse necessária uma mensalidade para fazer pesquisas no Google? As ideias são do filósofo e visionário tecnológico Jaron Lanier, considerado um dos criadores de realidade virtual.

“Não podemos ter uma sociedade em que, se duas pessoas quiserem se comunicar, o único jeito é se for financiado por uma terceira pessoa que deseja manipulá-las”, disse Lanier, autor de diversos manifestos e livros.

 

Gratuidade e manipulação

Para Lanier, o consumidor teria mais vantagem se pagasse pelo Facebook, se livrando dos anúncios. “O que começou como propaganda não pode mais ser chamada de propaganda. Virou modificação de comportamento”, analisa.

Lanier sugeriu que Facebook e Google poderiam ter opções de serviço pago, da mesma forma como funciona para conteúdos de qualidade na TV, como Netflix ou HBO.

“Cometemos um erro nos anos 1990, quando a cultura digital tinha essa missão socialista, esquerdista, de que tudo na internet deveria ser de graça”, afirmou Lanier. “Temos de corrigir isso”, completa.

Leia também