Para que moradores tenham mais conforto e segurança, muitos condomínios têm permitido feiras dentro de seus espaços. A frescura de frutas e legumes, ou até de um delicioso pastel, fica a alguns passos, o que é muito bem visto por idosos ou mesmo por aqueles que vivem uma rotina agitada demais para ir ao mercado.

A síndica Denise Piffer Maciel, 56 anos, adotou a feira dentro do condomínio onde vive, na Vila Ema (zona leste de SP), às terças-feiras. Lá são vendidas, além de frutas e legumes, massas e pastel. “Fizemos testes para os moradores sentirem como poderia funcionar, já que tiramos algumas vagas de estacionamento”, afirma. “Mas foi aprovado e hoje muita gente aproveita, eu inclusive. A facilidade para quem chega tarde ou mesmo idosos é o melhor”, conclui.

 

Aprovação

Jacqueline Marques, 48, síndica do prédio em que vive em São Bernardo do Campo (ABC), também instalou uma feira no prédio, às segundas.

“Usamos a vaga de visitantes, por isso nem precisamos de alvará da prefeitura. Mas aprovamos a medida em assembleia”, relata.

Para ela, a feira no prédio traz segurança e crianças têm contato com essa atmosfera saudável de feiras livres. Por se tratar de um assunto que irá afetar, significativamente, o ambiente condominial, é recomendável que os condôminos discutam o tema em assembleia, segundo o Alexandre Callé, advogado da Advocacia Callé.

“É preciso disciplinar as atividades que serão exploradas nas áreas comuns. É uma forma excelente de interação entre vizinhos”, afirma.

Leia também