O inverno no hemisfério Sul se estende até 22 de setembro. Além de passar mais tempo em ambientes internos quando a temperatura cai, as pessoas acabam aumentando o uso de aparelhos como chuveiros e secadores de cabelo – o resultado pode aparecer na conta de luz ao final do mês, com uma alteração significativa de valores.

O controle do consumo de energia elétrica não envolve apenas a economia financeira. Essas atitudes também evitam o desperdício de recursos naturais e os impactos negativos ao meio ambiente.

 

Orientações

Especialistas da Eletropaulo recomendam que, ao adquirir um novo eletrodoméstico, é importante escolher os que têm baixo consumo de energia. Também é recomendável não usar os aparelhos no “stand-by” (modo de espera), que podem representar até 12% do consumo de uma casa segundo dados do Instituto Akatu. Se o morador for se ausentar durante longos períodos, vale até mesmo tirá-los da tomada.

Os chuveiros elétricos representam entre 25% e 35% da conta de energia de uma família. Por isso, reduza o tempo do banho e só alterne a temperatura para a posição “inverno” quando for realmente necessário. Já os aquecedores podem chegar a corresponder a um terço do gasto doméstico com eletricidade no inverno.

Leia também