Os moradores de condomínio estão exigindo cada vez mais do síndico, buscando transparência na administração e alguém que defenda os interesses coletivos. Assim, tem sido mais comum o prédio procurar os chamados síndicos profissionais, que, em geral, administram mais de um edifício e recebem salário pela função, além de isenção, caso more no prédio que está administrando.

 

A carreira

A profissão ainda não é regulamentada, o que pode provocar prejuízos ao condomínio, em caso de não profissionalismo. Por não ter regulamentação ainda, a carreira não tem requisitos. Mas, na prática, são muitas exigências, segundo o advogado Alexandre Callé, da Advocacia Callé.

“O síndico lida com o patrimônio de várias pessoas, precisa saber prestar contas, entender das finanças do local e outros requisitos. Mas ele não tem um horário fixo, em geral, e nem outros benefícios. É um profissional liberal, que acaba fazendo sua rotina e de acordo com as necessidades do prédio”, explica Alexandre.

 

Certificando o profissional

Para atestar quais são os síndicos competentes, foi realizado na semana passada, pela primeira vez, um teste de aptidão para certificar o Síndico Cinco Estrelas, com 80 questões de múltipla escolha.

“Em um segmento em formação, não amadurecido, é essencial aos condomínios terem uma maneira confiável de mensurar o profissional”, afirma o idealizador do projeto, Ricardo Karpat, diretor da Gábor RH. A síndica profissional Isabelle Lavin, 39 anos, contou que faria a prova. “Quero ter um diferencial nessa profissão que adotei há um ano”, comentou.

Leia também