No segundo semestre, o MAM São Paulo realizará, com o patrocínio da Movida Aluguel de Carros, a nova edição do Panorama da Arte Brasileira. “Sertão” foi o conceito proposto pela curadora Júlia Rebouças para articular o 36º Panorama, do qual participarão 29 artistas. Após um extenso processo de pesquisa e viagens por diversas regiões do Brasil, a curadora convidou artistas que se relacionam com o conceito, entendendo a própria arte como “sertão” – em sua instância de experimentação e resistência –, deixando, portanto, de lado o viés geográfico facilmente associado à palavra.
Transformações da sociedade brasileira, religiões, violência policial, identidade de gênero, preconceito racial e meio ambiente são alguns dos temas que aparecem nas fotografias, pinturas, instalações, performances, vídeos, esculturas e objetos deste Panorama. Os artistas selecionados estão em início ou meio de carreira, com produções que apontam para territórios especulativos que dão sentido à ideia de sertão, além de artistas com trajetórias mais extensas, que apresentam obras que merecem ser revisitadas à luz dos debates propostos.

Quando: Até 15 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Onde: MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº, Portão 3. (dentro do Parque do Ibirapuera). Telefone: 5085-1300

Preço: R$ 10 (grátis aos sábados)

Leia também