Gislaine Milena Marton *

– Você se sente com uma postura “feia”, como se estivesse fora do eixo, e não sabe como mudar isso? A solução do seu problema tem três letras: RPG. A Reeducação Postural Global ajuda, e muito, a corrigir ou atenuar alterações na coluna.

Na década de 50, Françoise Mézières,uma terapeuta corporal, criou o conceito de que os músculos do corpo estão inter-relacionados, logo, precisam de um tratamento que integre todos eles. Ele influenciou seu aluno Philippe Souchard, que desenvolveu o método como conhecemos hoje a partir da obra “O Campo Fechado”, publicada em 1981, na França, após quinze anos de pesquisas no domínio da biomecânica.

Usando as mãos

A técnica consiste apenas na utilização das mãos para corrigir as posições das partes do corpo, organizando tudo, da cabeça aos pés. Ou seja, o trabalho é sempre interligado e global. Se as costas doem, por exemplo, a intervenção irá abranger quadris, respiração, postura e todos os membros para realinhar o paciente por completo.
Neste ano, inclusive, o RPG passou a integrar a rede pública de saúde no Estado do Rio de Janeiro, por determinação legal. Isso devido a sua importância na qualidade de vida e na recuperação de pacientes. Cada vez mais sabemos que a coluna tem relação direta com doenças em diversos órgãos.

A hipercifose – famosa “corcunda” – e a escoliose, que forma uma espécie de S na coluna, podem prejudicar até a função respiratória, limitando a expansão da caixa torácica e a mecânica dos pulmões.
Com a reprogramação postural é possível aliviar as dores e tensões causadas por compensações posturais inadequadas ou movimentos repetitivos e errôneos.

Hábitos corrigíveis

E, hoje em dia, quase ninguém está livre deles porque são causados por uso excessivo de celular, laptop e por aquela famosa “escorregada na cadeira”, muito praticada em escritórios onde as pessoas passam horas sentadas e curvadas. Dormir de barriga para baixo também faz parte desses movimentos prejudiciais.
Ao realinhar o eixo corporal, o RPG minimiza as assimetrias, evitando lesões, além de melhorar a biomecânica de movimentos do dia-a-dia no trabalho, em casa ou mesmo praticando esportes. Isso faz com que dores acabem, algo indispensável para viver bem.

* Gislaine Milena Marton é fisioterapeuta e proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.

Leia também