Quem para de fumar de uma vez, ao invés de reduzir gradualmente o cigarro, tem mais chance de sucesso em largar o vício. É isso o que concluiu uma pesquisa realizada na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Segundo a pesquisa, o grupo que parou de fumar de uma vez teve 25% mais chance de obter sucesso.  Em São Paulo, quem é fumante e pretende deixar o vício pode contar com o auxílio de programas de combate ao tabagismo oferecidos gratuitamente pelo governo do Estado.

 

Auxílio

Os tratamentos disponíveis no Cratod (Centro de Referência de Álcool Tabaco e Outras Drogas) e no Programa de Tratamento do Tabagismo do Incor (Instituto do Coração), do Hospital das Clínicas, são diferentes, com medicamentos ou com adesivos de nicotina, e duram de três a quatro meses. Para começar qualquer um deles é necessário fazer primeiro uma avaliação clínica para que os médicos identifiquem o grau de dependência da nicotina. É necessário informar quantos cigarros fuma por dia, por exemplo.

No Cratod, os médicos também fazem uma análise comportamental para saber em que momento o paciente costuma fumar. Essa informação é trabalhada nos encontros com psicólogo, que avalia a necessidade de mudanças de hábito.

Leia também