A hepatite C, descoberta só no início dos anos 1990, é uma doença silenciosa que pode levar a doenças crônicas como cirrose, câncer de fígado e inflamação no rim. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar esses males no futuro.

 

Doença silenciosa

Os sintomas costumam demorar até décadas para aparecer e surgem na fase aguda, culminando nessas enfermidades mais graves, segundo a infectologista Raquel Silveira Bello Stucchi, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Alguns dos sintomas são febre, dor no corpo, náusea e vômito, segundo Alexandre Portelinha, membro do Comitê de Hepatites Virais da Sociedade Brasileira de Infectologia.

“Podem ser confundidos com outras enfermidades e não são diagnosticados. Por isso é importante fazer exame”, orienta.

Portelinha diz que 70% dos pacientes não apresentam sinais clássicos e metade não sabe que adoeceu. “A doença se resolve sozinha, some em até seis meses”, comenta.

O médico gastroenterologista e gerente médico da Gilead Sciences, Eric Bassetti, diz que a doença pode desencadear disfunções que afetam outros órgãos ou tecidos.

“Exemplo é o desenvolvimento de diabetes do tipo 2 e do linfoma não Hodgkin, câncer associado ao crescimento desordenado de células de defesa”, relata Eric.

 

Transmissão

A hepatite C é transmitida pelo contato com sangue. Segundo a infectologista Raquel, os grupos de risco incluem nascidos antes de 1993 e quem fez cirurgias também antes desse período, além de diabéticos em qualquer idade.

“Há ainda os que compartilham objetos, como escovas de dente, alicate de unha e lâmina de barbear ou depilar. Esses hábitos não são recomendáveis”, alerta.

 

Para eliminar a doença

O Ministério da Saúde anunciou, em julho, plano para erradicar a hepatite C no Brasil até 2030. A ideia, segundo o órgão federal, é simplificar o diagnóstico, ampliar os testes e fortalecer o atendimento.

Atualmente, a hepatite C tem o maior número de notificações dentre todos os tipos de hepatite. Não existe vacina contra a hepatite C. Para evitar, basta não compartilhar nada que possa ter entrado em contato com sangue. O Brasil registrou 40,1 mil casos novos de hepatites virais em 2017.

Leia também