A rotina agitada nem sempre permite uma alimentação saudável. Por isso, é importante saber como se alimentar fora de casa de forma mais saudável. Os populares PFs (pratos feitos) podem ser vilões se houver exagero.

Estudo internacional, que contou com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP), mostra que porções exageradas são comuns em restaurantes, como no Brasil. O resultado mostrou que 94% das refeições à la carte e 72% dos pratos servidos em fast foods continham mais de 600 quilocalorias – mais que o consumo por refeição recomendado pelo Sistema de Saúde da Inglaterra.

 

Começando pela salada

Por conter fibras, é indicado que a salada seja consumida antes do prato quente, o que contribui para aumentar a saciedade, segundo Daniela Cierro Ros, consultora técnica da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição).

“Os temperos devem ser o mais natural possível, como limão, ervas frescas ou secas, azeite, evitando o sal. O ideal é não ter saleiro na mesa”, afirma.

Além de escolher lugares que tenham opções mais saudáveis, é preciso se ater à quantidade ingerida, de acordo com Isabela Carmona, nutricionista da Clínica NutriCilla.

“Mastigue devagar para se sentir mais saciado com menos quantidade de alimento. Evite frituras, carnes muito gordurosas, molhos prontos para salada, refrigerantes e bebidas em geral durante as refeições”, ensina Isabela.

A nutricionista alerta ainda para os temperos utilizados em restaurantes. “Normalmente são prontos e ricos em sódio, o que facilita na retenção de água e faz com que fiquemos inchados”, diz.

Uma recomendação da nutricionista é não pensar só em calorias, e sim na maneira com que o alimento foi preparado, nos ingredientes e na quantidade ingerida de cada alimento.

 

Comida fresca e limpa

Caso decida levar comida de casa, é preciso ter cuidados importantes, segundo a consultora técnica Daniela Cierro Ros.

“Escolha alimentos frescos e de boa procedência. É preciso armazená-los na geladeira e transportar as marmitas em bolsa térmica, com gelo e, assim que chegar, mantenha sob refrigeração ou freezer”, fala Daniela. Ela diz que não é aconselhado comida pronta na geladeira por mais de 3 dias.

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