A moda de beber água com limão em jejum pela manhã caiu no gosto de anônimas e famosas como Gisele Bündchen e Yasmin Brunet. Mas será que esse hábito é realmente saudável?

A mistura de água com limão auxilia na digestão de gorduras e é antioxidante, ou seja, ajuda a combater o envelhecimento precoce das células. A ideia é que o líquido faça uma “limpeza” do organismo, preparando o corpo para o consumo de alimentos sólidos no café da manhã.

“As vitaminas e os minerais vão ajudar o organismo a eliminar as toxinas do trato gastrointestinal. Já a água é um detoxificante natural”, afirma a nutricionista Patrícia Buyo. “A vitamina C presente no limão ajuda na prevenção de gripes e resfriados e é um bom antioxidante”, completa.

A especialista diz, ainda, que o limão contém uma substância chamada limoneno, presente principalmente na casca da fruta, que tem ação antibacteriana. A mistura também ajuda a eliminar cálculos renais e acaba estimulando o bom funcionamento do fígado e da vesícula biliar.

“O pH do limão é ácido, o que vai estimular a secreção pancreática e biliar e a alcalinização intestinal. Isso torna o processo digestivo mais eficiente”, completa.

 

Como consumir

Para alcançar os bons resultados, porém, é necessário que o consumo de água com limão esteja alinhado a uma boa alimentação. Além disso, existe uma maneira correta de beber a mistura: o limão deve ser ingerido em um copo de 200 ml de água em temperatura ambiente, meia hora antes do café da manhã.

“Isso vai ajudar o intestino e o fígado a começarem o dia funcionando melhor”, diz Patrícia.

A nutricionista afirma ainda que, diferentemente do que muitas vezes é divulgado, a água com limão não ajuda a emagrecer ou a curar doenças como o câncer.

“Pode fazer com que o organismo funcione melhor e fique mais regulado, e isso pode ajudar no emagrecimento”, explica ela.

“Estudos publicados dizem que o limão e outras frutas e ainda legumes ajudam a prevenir o câncer, mas não há nada comprovado quanto à cura”, relata.

 

Atenção aos dentes

Uma dúvida comum àqueles que decidem aderir à moda da água com limão é: vou manchar o meu sorriso? Segundo a dentista Mirian Nakazawa, o suco não mancha, mas tem poder abrasivo.

“Ele é ácido e cria microporosidades na superfície do dente, onde entram as manchas de café, Coca-Cola etc”, fala Mirian.

Ela diz, ainda, que a mistura pode causar sensibilidade e recomenda não escovar os dentes logo depois de tomar água com limão. “Isso acaba desgastando o esmalte”, ensina.

 

Contraindicações

A mistura é contraindicada àqueles que têm sensibilidade ao ácido cítrico, que podem sofrer com dores de cabeça.

Quem possui altos índices de ferro no sangue também deve consumir a mistura com moderação, já que a vitamina C ajuda a potencializar a absorção de ferro pelo organismo.

Leia também