O prazo para o término das convenções é este final de semana e alguns partidos ainda estão fervorosos em busca de vices para os seus candidatos e apoios políticos. Enquanto isso, aqueles que já tiveram a candidatura oficializada estão em plena campanha, mas ainda convivendo com as incertezas que rodam esse cenário.

 

Quem ganha e quem perde?

O Partido dos Trabalhadores ‘puxou o tapete’ do candidato do PDT, Ciro Gomes. Na última quarta-feira, os petistas conseguiram o apoio do PSB, o que levou ao isolamento de Ciro nas eleições.
Sozinho, ele já definiu sua estratégia de campanha, tendo em vista que terá pouco tempo na televisão.

Em entrevista à GloboNews, ele comentou sobre esse isolamento. “Trabalham juntos, para me isolar, o PMDB, o PSDB e o PT. Eu sabia que era o cabra marcado para morrer”, declarou.

A união do PT com o PSB – o que levou ambos partidos a sacrificarem candidaturas para ter um pacto nacional – mostra que mesmo preso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda continua ditando as regras e conseguindo definir as estratégias para derrotar os seus possíveis desafetos antes das eleições. No entanto, essa aliança já causou um racha interno nas legendas, uma vez que muitos nomes já definidos para disputar cadeiras estaduais se viram ‘obrigados’ a desistir do pleito em pró de uma ‘união’ dos partidos.

Nesta confusão de perda de candidaturas e ganho de apoios políticos, alguns especialistas acreditam que o maior beneficiado seja Geraldo Alckmin (PSDB). Ele já conseguiu o apoio do ‘Centrão’ e agora vê os seus ‘inimigos’ brigarem para seguir adiante na disputa do pleito.

 

E o Meirelles…

Na última quinta-feira, 02, o MDB oficializou a candidatura de Henrique Meirelles à Presidência da República. O ex-ministro da Fazenda é também mais um solitário nessa eleição, tendo em vista que não fechou, até o momento, nenhuma aliança e vai para a disputa com chapa pura – o nome da senadora Marta Suplicy está cogitado para o cargo de vice.

Porém, o presidente do MDB, o senador Romero Jucá, disse que a indicação de Meirelles não está fechada e que a Executiva Nacional fará a aprovação do nome.

 

No dia a dia

Com um discurso contra o Partido dos Trabalhadores e o governo Temer, Jair Bolsonaro continua à procura de um vice e sem uma aliança forte que possa lhe trazer um maior tempo na televisão. Para alguns especialistas, a maior campanha para o candidato do PSL será a própria mídia, que ‘dá ibope’ para tudo o que ele fala e faz.

Quem definiu a composição de chapa este semana foi o candidato do Podemos, Álvaro Dias. Em reunião da Executiva Nacional, o PSC (Partido Social Cristão) decidiu retirar a candidatura de Paulo Rabello de Castro à Presidência para apoiá-lo. Álvaro Dias também conseguiu o apoio do PRP (Partido Republicano Progressista) esta semana.

Leia também