Carulina Costa

Márcio Colombo é coordenador do MBL (Movimento Brasil Livre) em Santo André. Numa semana em que ficou evidente a importância da renovação e dos novos apontamentos na política brasileira, Colombo falou sobre o crescimento do MBL no Grande ABC em uma entrevista exclusiva.

JT&FÔ: Na sua opinião, estão surgindo novas lideranças políticas capazes de enfrentar a velha metodologia imposta nos meandros do jogo de poder? 

Sim, há inúmeras novas lideranças emergindo na política, em todas as esferas. Como exemplos próximos a mim, posso citar o Fernando Holiday, vereador de São Paulo, Arthur do Val (Mamãe Falei), deputado estadual e Kim Kataguiri, deputado federal – todos ligados ao MBL. Eles fazem muito bem o papel político dentro da realidade brasileira. Com relação ao termo “velha política”, não gosto de usá-lo. Política é política, ela pode ser bem ou mal praticada, não existe nova ou velha política, mas sim bons ou maus políticos.

JT&FÔ: Como você enxerga a evolução do cenário político envolvendo o MBL para 2020 na região do Grande ABC?

M.C.: O MBL é um movimento político, em 4 anos já tem vereadores, deputados, senador e parceria com muitos políticos que indiretamente representam as ideias do movimento. Para 2020 a expectativa é expandir essa representatividade, tanto com novos vereadores como com prefeitos por todo o Brasil. No Grande ABC, onde coordeno regionalmente o MBL, a expectava é elegermos vereadores e prefeitos dentro deste cenário.

JT&FÔ: Quais são as principais frentes de atuação do MBL neste momento?

M.C.: Cada cidade tem sua peculiaridade. Porém, podemos falar que todo município precisa se tornar próspero. Os empresários, seja de pequeno ou grande porte, precisam ter carga tributária justa, menos influência do poder municipal em suas atividades por reduzir o excesso de burocracia que muitas vezes inviabilizam a manutenção ou criação de empregos. Como Movimento, temos diversas atuações que vão neste sentido: a manifestação contra o aumento abusivo do IPTU em Santo André, que fez Paulo Serra cancelar e retroagir ao aumento. Pedidos de impeachment dos prefeitos Auricchio Junior e Átila Jacomussi, de São Caetano do Sul e Mauá respectivamente. A campanha contra os gastos desnecessários por parte das casas legislativas, como as Catracas Milionárias que infelizmente foram instaladas na Câmara de Santo André. As campanhas pela privatização de autarquias municipais, como a Semasa. Além de estar em sintonia com os deputados Kim Kataguiri e Arthur do Val que tiveram votação expressiva no Grande ABC. O Movimento sempre convoca atos e manifestações na região tanto de pautas nacionais como locais, assim como proporciona grandes eventos e palestras frequentemente com o objetivo de aprofundar o debate político, pressionando assim a acomodada classe política local.

Leia também