Nesta semana foi divulgado que a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, administrada por Bruno Covas (PSDB), mudou os protocolos para a realização de exames na rede municipal, limitando as solicitações feitas por médicos do programa Saúde da Família e dos postos de saúde.

Desde maio, há apenas quatro pedidos que clínicos gerais da rede de Saúde da Família e das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) podem pedir: mamografia bilateral para rastreamento, ultrassonografia de abdome superior e total e ultrassonografia obstétrica e obstétrica morfológica.

Para exames como ultrassom urinário e ultrassom transvaginal, por exemplo, a solicitação deverá ser feita por um especialista na área.

Atualmente, a consulta com um especialista da área demora em torno de 2 meses. Esse é tempo de espera também para realizar um exame.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os protocolos foram atualizados “para melhor organizar o fluxo de atendimento de acordo com a hierarquia e complexidade dos níveis de atendimento”.

Leia também