O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), não encontrará grande facilidade junto aos deputados estaduais que assumirão as 94 cadeiras da Assembleia Legislativa no próximo ano.

Para conseguir aprovar seus projetos, o tucano terá que construir uma maioria na Casa tendo em vista a redução na bancada do PSDB na última eleição – foram eleitos 8 parlamentares tucanos e com a composição da base aliada serão 27 deputados.

O PSDB já não tem mais a mesma força de anos atrás e isso é comprovado com os rachas internos protagonizados durante este ano e a perda no número de parlamentares com a janela partidária – perderam quatro deputados, sendo que três desses migraram para o PSB.

 

Corrida contra o tempo

Enquanto os novos parlamentares da base aliada não assumem seus cargos, os atuais já se mexem para aprovar um orçamento que atenda aos objetivos de João Doria. Uma das mudanças previstas é o remanejamento de R$ 50 milhões da Casa Civil para a área da segurança e criação do Batalhão de Ação Especial da Polícia Militar – promessas do tucano em campanha.

A atual legislatura deve votar o orçamento de 2019 até o fim de novembro.

Leia também