Da redação

Quem tem cabelo comprido, tanto homens quanto mulheres, sabe que manter o brilho e a maciez não é uma tarefa fácil, principalmente quando há alguma tintura ou alisamento envolvido.

Tanto na escolha de produtos quanto em cuidados simples, ainda são desconhecidos para a maioria que tipo de reações o cabelo pode ter quando práticas não aconselhadas por cabelereiros são feitas, ocasionando desde fios elásticos até a quebra e perda deles.

“Algumas coisas simples, como qual a temperatura da água ou o shampoo certo para o cabelo fazem completa diferença no resultado final, por mais que você não dê a devida atenção. Uma escolha errada pode arruinar todo um processo de transição entre o cabelo alisado de volta para o cabelo afro, por exemplo”, conta Priscila Nepomuceno, cabelereira e proprietária do Studio Dellas.

Você sabe como cuidar do seu cabelo? A especialista revelou algumas dicas sobre como ter o mínimo de cuidados em casa para não precisar correr até o salão.

Como a água da lavagem pode influenciar o cabelo?

Pessoas que tomam banhos muito quentes costumam ter descamação ou caspa facilmente, assim como o aumento da oleosidade e ressecamento. Em casos mais extremos, pode haver vermelhidão e irritação no couro cabeludo, apenas pela temperatura elevada da água. Quando o cabelo tem tintura ou irá recebê-la, o ideal é usar água morna, pois ajuda a abrir a cutícula e é um meio-termo entre as temperaturas. A água bem gelada, conta Priscila, é a melhor opção quando se procura bastante brilho. Infelizmente, não é comum por conta do banho gelado, que pode ser desconfortável para a maioria da população.

Qual shampoo usar?

Independente do tipo de cabelo, o principal é usar uma linha sem sal. Se você alisa o cabelo, por exemplo, ou faz outros procedimentos de cuidado no salão, ao chegar em casa e usar um produto que carrega sal, provavelmente irá estragar todo o trabalho feito. O sal na composição do shampoo é feito apenas para fazer espuma e dar a impressão de que estamos ficando mais limpos. Ao usar um sem sal, é possível perceber que ele não fará tanta espuma assim, mas o benefício para os fios é bem maior. É possível verificar a existência do componente no próprio rótulo na hora da compra, a maioria das linhas populares são carregadas desse mineral. O resultado é a falta de brilho, perda da maciez e ressecamento. Essa dica, além de fazer com que o cabelo fique mais bonito, ainda pode fazer com que tinturas e progressivas durem muito mais tempo.

Quais cuidados são necessários com os produtos que temos em casa?

Cremes específicos, como máscaras de hidratação, têm químicas que influenciam o cabelo e nos fazem ter o resultado que desejamos, mas é preciso se atentar ao manuseá-los. Quando você abre a embalagem, não deve colocar a mão dentro, ou seja, sua pele não deve entrar em contato direto com o produto que está dentro do pote. Para pegar, é aconselhável usar uma colher de plástico – outros materiais também podem contaminar, ou luvas. Ao colocar sua pele em contato com o creme, irá perder a maior parte do valor que ele tem, o que diminui seus resultados. O ideal é pegar sem contaminar, e então já passar rapidamente nos cabelos, podendo utilizar as mãos. Por isso é comum que linhas especiais para salão venham com válvulas pump, assim você nunca toca no produto que ficou ali dentro, apenas no que irá usar.

Quando cortar o cabelo?

Todos os dias, fios caem e fios novos irão aparecer, por isso, passamos a ter o cabelo em camadas, com diferentes comprimentos. O problema é quando parece que há muito cabelo perto do couro cabelo, e nas pontas, parece ralo. Isso acontece porque as pontas não foram tratadas como deveriam. O ideal é cortar de três em três meses. Quando é feito regularmente, a cabelereira pode tirar apenas meio dedo, sem comprometer o comprimento que o indivíduo deseja, mantendo a saúde do fio e, em alguns meses, o resultado será um cabelo uniforme, apesar das camadas.

Chapinha e babyliss, como fazer em casa?

“Não faça”, afirma Priscila. Os aparelhos foram criados para serem manuseados no salão. A maioria das pessoas não sabe exatamente quais fatores podem influenciar o uso, como a umidade ou o momento certo de usar ou não, quando é preciso tratar primeiro. É comum vermos vídeos onde alguém tenta usar e acaba cortando uma parte dos fios fora, provavelmente por estar molhado e acabar “fritando” o cabelo, o que ocasiona a quebra. Deixe esse trabalho para o cabeleireiro. “50% do cuidado é feito pelo profissional, os outros 50% é o cuidado da pessoa para manter. Isso irá decidir se os tratamentos duram ou não”, constata a especialista. Muitas vezes, detalhes simples podem fazer grande diferença no cabelo e na vida de quem busca fios saudáveis.

Leia também