Pronto, vamos fazer uma pausa, deixando de lado todos os nossos “inúmeros afazeres”.

Haverá tempo suficiente para todos eles mais tarde…

Preparei um café para nós duas. Um momentinho só, enquanto termino de colocar a mesa para nosso melhor momento juntas.

“Uma ocasião especial” é um momento em que nossa alma está presente.

A alma sem dúvida merece. Por isso vamos nos sentar um pouco, comadre, só nós duas, que as outras mulheres logo estão chegando!

 

Há muito tempo, quando nossa sociedade era matriarcal, as mulheres eram consideradas as guardiãs da vida e dos mistérios. Suas ações tinham implicação direta na ciência e na tecnologia.

Foram elas que catalogaram o uso medicinal das plantas e as formas de plantios e colheitas. Criaram os primeiros calendários lunares e elaboraram a educação da família – enquanto os homens se dedicavam à caça e à segurança das tribos.

Quando o matriarcado foi afastado da estrutura social pela sacralidade do cristianismo, a partir do século quinto, o acesso a esse poder e expressão do feminino tornou-se restrito.

As conquistas sociais femininas permitiram um reencontro com a força feminina, especialmente após o movimento feminista da década de 60, e refletiram uma modificação na sociedade no que é Ser Mulher.

Embora tenhamos nos fortalecido ainda assumimos uma postura de inferioridade e mantemos valores e padrões alimentados pela contenção do poder feminino.

As mulheres ainda pensam demais antes de seguir seu coração. Racionalizam demais antes de tomar uma decisão. Agem para se sentirem reconhecidas e amadas. Competem para se tornar fortes aos olhos dos outros. Julgam e discriminam outras mulheres para se proteger. Se relacionam menos por medo da entrega. Criam menos com receio de serem julgadas. E cuidam menos de si.

Esqueceram que possuem o poder de dar vida, que o corpo feminino é o único veículo para que um ser vivo venha para essa Terra.

E você o que tem neglicenciado e o que te impede de expressar a sua potência feminina?

Gostaria muito de receber mensagens suas, podem ser relatos de nossas trocas, perguntas e até assuntos que você deseja que ler aqui em nossa coluna. Aguardo com muito amor e carinho, esses saberes que você guarda aí contigo.

 

Tamaris Fontanella

 

Contato: tamarisfontanella@despertarfeminino.com.br

Site: www.despertarfeminino.com.br

Facebook: www.facebook.com/facedespertarfeminino

Instagram: @igdespertarfeminino/

Leia também