Para deixar os homens ainda mais bonitos, a indústria de cosméticos oferece muitos produtos para o cabelo e a barba.

Segundo especialistas, o fio do cabelo é diferente do fio da barba, e cada um tem suas necessidades específicas de hidratação e cuidados. Por isso, é importante que os homens conheçam o tipo de cabelo e de barba que têm, a fim de escolherem os produtos corretos.

Vinícius Danielle, da rede O Barbeiro da Esquina, não recomenda os produtos dois em um ou seja, os indicados para tratar barba e cabelo. “Há muita diferença na textura dos fios.”

Já Juliana Rosa, bioquímica e diretora de produtos da Senhor Barba Cosméticos, pensa o contrário. Ela acredita que, se o produto tiver qualidade, pode ser dois em um, sim. “Em geral, os homens são práticos e buscam cosméticos que atendam às suas necessidades de uma vez só”, afirma.

De acordo com Silvia Alves, farmacêutica da Oficial Farma, o mais importante é que o homem, antes de tudo, seja capaz de identificar como é o próprio cabelo. “Se provoca coceira, se tem caspa, se é oleoso… É essencial saber e, aí sim, escolher o produto ideal”, orienta.

O primeiro cuidado é a lavagem da cabeça, que deve ser feita com xampu específico para cada tipo de cabelo. “Os fios devem ser bem limpos para evitar fungos, caspa e seborreia, que provoca manchas no couro cabeludo”, explica Silvia.

Outro problema que pode afetar os fios e precisa de atenção é a oleosidade. “Ela entope os poros e quebra os fios, causando queda”, explica Vinícius Danielle.

Atenção à barba

O gestor de operações Edilson Rocha, 29 anos, mantém a barba comprida há seis anos e faz manutenção dos pelos a cada 15 dias. “Uso xampu de limpeza profunda nos cabelos e um específico para a barba”, afirma ele. Vinícius explica: “O pelo da barba é mais grosso, ondulado e perde a oleosidade nas pontas mais facilmente do que os fios do cabelo”, esclarece. Ele destaca que a barba entra em contato com comida, cigarro e pasta de dente e, por isso, precisa ser bem limpa. “Após lavar, use condicionador nas pontas e óleo para barba duas vezes ao dia.”

Em caso de pelos rebeldes, é aconselhada a aplicação de “balm” (veja no quadro ao lado) para domar os fios. Rogério Alves, instrutor do instituto Embelleze Jabaquara, dá mais uma dica: “Pentear a barba com pente de madeira ajuda a deixá-la lisa e sedosa”.

Leia também