Costume entre as mulheres brasileiras, a prática de tirar a cutícula para deixar a unha mais bonita não é recomendada pelos dermatologistas. Segundo eles, o hábito deixa a mão mais suscetível a inflamações e infecções.

“A cutícula é uma camada protetora, uma extensão da pele que cobre a parte inicial da unha. Quando você tira, deixa a unha exposta à entrada de água e microrganismos”, explica a dermatologista Gladys Mattei. Ela acrescenta que a cutícula protege a matriz da unha. “É a fábrica da unha. De tanto você cutucar, tirar, machucar, pode provocar inflamações e deformações futuras”, comenta.

O dermatologista Caio Lamunier destaca que o organismo vê a retirada da cutícula como uma agressão. “E, a partir disso, vai produzir mais pele”, explica.

 

Método indicado

Para quem deseja parar como hábito, a indicação dos médicos é hidratar a região e, no máximo, empurrar a cutícula com uma espátula.

A engenheira Juliana Stocco, 26 anos, nunca tirou a pele protetora. “Tenho muita aflição. Retiro, raramente, só os cantinhos”, diz.

Foi pensando em mulheres como Juliana que a empresária Luzia Costa, 37 anos, desenvolveu um método de fazer a unha que, segundo ela, promete ser mais saudável e seguro. “É usada uma broca, semelhante à dos dentistas, que só empurra e desenha a cutícula na unha, sem atingir a matriz”, relata.

Leia também