O banho quentinho e demorado nos dias frios,quando associado à baixa umidade, forma uma bomba para a pele, que tende a ficar bastante ressecada no inverno.

Este é o período do ano em que a maioria das pessoas fica com a pele mais seca, principalmente quem já tem essa característica normalmente. “É uma tendência individual, que tem relação com o clima e com as condições atmosféricas, mas é também determinada pela genética”, diz o dermatologista Claudio Wulkan. Até mesmo quem tem o rosto oleoso pode sofrer com o ressecamento na face ou no resto do corpo.

Hidratação

É importante, então, caprichar na hidratação, seja durante ou após o banho. “Há uma gama enorme de produtos que ajudam a restaurar a barreira cutânea, sensibilizada pelo ressecamento. Em casos mais graves, pode ser necessário medicação anti-inflamatória”, diz a dermatologista Narjara Montefusco.

Mas atenção: cosméticos para o corpo não devem ser usados no rosto. “A composição poderá deixá-lo muito oleoso”, avisa Wulkan.

Já os lábios devem ser cuidados com manteiga de cacau ou protetores labiais, sempre que parecerem mais secos. “A pessoa não deve lambê-los, pois a saliva causa uma falsa sensação de melhora, mas, na verdade, piora o quadro, pois irrita a pele”, lembra Narjara.

O cabelo, por sua vez, tem de ser lavado com os produtos específicos para cada tipo de fio e com água não muito quente.

*Folhapress

Leia também