Versátil e ótimo para complementar inúmeras produções, o lenço pode ser utilizado de muitas formas diferentes. Segundo Carol Brunharo, consultora de moda e estilo, o adereço ganhou fama quando a grife francesa Hermès popularizou o acessório, apostando em lenços de seda estampados e quadrados, em1837.

“Outra influência certamente vem das divas do cinema da década de 1930, mais modernas e ousadas para a época, que sempre apareciam usando lenços”, conta Carol.

 

Clássico

Para a consultora de estilo, o item é atemporal. “O lenço é um clássico e nunca vai sair de moda. É possível usá-lo o ano inteiro, tanto no verão, com os modelos menores e curtos, quanto no inverno, investindo nos mais longos”, ensina.

Juliana Marangoni, consultora de estilo, ensina formas variadas de usar o lenço e diz que o acessório pode transformar- e incrementar- qualquer visual.

“O lenço passa uma imagem sofisticada. Dependendo da forma como é utilizado, ele pode alongar e até afinar a silhueta”, explica Juliana. “Se eu fosse indicar dois lenços para terno guarda-roupa, um seria liso, e o outro, estampado”, aconselha.

Leia também