As meias surgiram na Europa como uma forma de manter os pés mais quentes nos dias frios. Com o tempo, elas se tornaram acessórios da moda, e há quem goste de apostar em peças divertidas e coloridas.

Nos EUA e em países europeus, os pares com estampas são tendência. No Brasil, eles têm cada vez mais tomado o lugar das tradicionais meias brancas. Combinados com tênis, coturnos, mocassins e até mesmo com sandálias, os modelos de cano médio ou alto com estampas divertidas caíram no gosto de celebridades como Justin Bieber e Neymar.

A cantora Rihanna chegou a criar coleção própria. O acessório se tornou queridinho, inclusive, do primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que já apareceu em eventos usando meias de patinhos ou de personagens dos filmes “Star Wars”.

 

A moda por aqui

O empresário Fábio Melo notou a tendência e, em 2016, resolveu trazer para o Brasil. “A meia se tornou um acessório divertido e descontraído, que as pessoas entendem como fundamental na composição do vestuário. Por meio de um detalhe, elas conseguem se expressar”, afirma.  “Uma vez que você usa uma meia estampada, passa a querer outra e outra”, completa Melo.

A moda vem mesmo conquistando os brasileiros. “Com o tempo, acredito que se torne um estilo, uma opção para dar cara nova ao visual”, diz a consultora de moda Marcia Jorge. Segundo ela, ambos os sexos podem adotar o estilo colorido.

 

Para cada estilo

Para os homens, os modelos que mais fazem sucesso são os de cano alto. “Aderi totalmente”, diz o publicitário Mateus Prado. “A primeira que comprei era azul com estampa étnica. Fiquei viciado e hoje tenho vários modelos”, comenta.

Para quem ainda tem receio de adotar a tendência, vale a dica: o risco de errar no visual diminui quando uma das cores da estampa é a mesma da calça, da blusa, da gravata ou do sapato. Looks monocromáticos também caem bem com as meias coloridas.

“No mundo masculino, vejo a meia substituindo a gravata”, analisa Melo. “Antigamente, as pessoas se expressavam apostando em uma gravata colorida, fina ou mais grossa. Agora, as meias têm esse papel”, conta o empresário, que já recebeu, inclusive, encomendas especiais para casamentos. Neles, as meias estampadas fizeram parte do figurino dos padrinhos.

Leia também