A moda se recicla o tempo todo, isso não é novidade. Foi assim com o jeans de cintura alta, com as jardineiras, com a camisa xadrez e agora também com os cabelos platinados. Nos últimos meses, os fios superclaros fizeram a cabeça de Deborah Secco, Lady Gaga, Zac Efron, Ansel Elgort, entre outros.

O tom escolhido é o mesmo usado por Miley Cyrus e a Kim Kardashian nos últimos anos e tem sido adotado, independentemente de qualquer trabalho. Deborah Secco chegou a dizer que sempre quis fazer, mas faltava um pouco de coragem, assim como Zac Efron, que afirmou à revista americana Variety que fez a mudança “pra vida”.

 

Sempre na moda

A cabeleireira Renata Souza, do Spa Deia e Renata, afirma que esse tipo de loiro nunca sai de moda, mas que, apesar de parecer em alta entre os famosos, essa não tem sido uma tendência no universo feminino.

Segundo ela, as mulheres estão optando por realizar métodos que danifiquem menos o cabelo. “A tendência deste ano é uma coloração cada vez mais natural em que o platinado passa a aparecer em mechas que podem ser também encontradas na cor mel ou chocolate. Essa coloração vem do meio para as pontas do cabelo, evitando o efeito marcado próximo ao topo da cabeça, promovendo um visual que ilumina o rosto”, diz.

 

Vai dar ‘trabalho’

Quem ainda assim escolher os platinados deve ficar atento, pois não é um cabelo recomendado para todos, além de exigir manutenção redobrada.

“Esse tipo de cabelo é o que mais requer cuidados e tratamento, pois os fios perdem muitos nutrientes e ficam com a estrutura mais sensível”, avalia Evelyn Goulart do Marcos Proença Cabeleireiros.

Segundo ela, é necessário reconstrução, nutrição e óleos para devolver o que o cabelo perde no processo, como os à base de multivitamínicos, aminoácidos e antifrizz que regeneram os fios e regulam o pH. No dia a dia, Souza sugere xampus à base de flor de laranjeira e condicionadores com mel, que nutrem e dão o brilho.

O cantor Aldair Playboy, que também aderiu às madeixas mais claras, diz que o procedimento tem sido complicado, além exigir cuidado extra.

“É bem complicado pintar direto, ele fica fraco. Aí, eu vou pintar de novo e não fica da mesma cor. Estou passando o que minha mulher passa, comprando xampu, creme. Rapaz está vaidoso”, brinca.

 

Atenção aos fios

Além da necessidade de cuidado extra, especialistas desaconselham que a descoloração seja feita em casa. Goulart diz ser um procedimento delicado, que depende de técnicas diferentes a depender do resultado desejado – descolorido desde a raiz ou luzes selecionadas, por exemplo -, ele exige preparo prévio para reduzir os danos.

Há ainda casos em que os platinados não são nem recomendados, como nos de cabelos muito escuros ou de fios muito finos. No primeiro caso, especialistas afirmam que seria necessário o uso de química mais forte para alcançar o resultado, correndo risco de o cabelo romper.

Já no segundo caso, de cabelos mais fininhos, a descoloração não é recomendada devido à fragilidade dos fios.

“Dependendo da qualidade do produto utilizado, a descoloração pode resultar em quebras e quedas difíceis de serem reparadas no futuro”, avalia Souza.

O dermatologista Alberto Cordeiro, especialista em pelos e cabelos, é ainda mais radical na hora de desaconselhar o procedimento.

“O processo de platinação não é saudável para nenhum tipo de fibra capilar. Em cabelos clareados ou com algum outro tipo de química, como relaxamento e permanente, o processo é realmente contraindicado”, diz.

 

Se a sua decisão pelo platinado já está tomada, alguns cuidados no dia a dia também devem ser tomados. Piscina, por exemplo, nem pensar, segundo o cabeleireiro Anderson Couto, que fez a transformação de Deborah Secco. Mar, no entanto, está liberado para aproveitar o resto do verão.

Leia também