Franjas, cores neon, tecidos naturais e estampas tropicais são algumas das principais tendências apontadas na 46ª edição da São Paulo Fashion Week, principal evento de moda do país, realizado no fim de outubro, em São Paulo.

Em geral, os looks apresentados pelas grifes nos desfiles são parte de um conceito maior e, por isso, muita gente costuma estranhar. De fato, da forma como são exibidas, não são roupas para usar na vida real, mas servem como amostra do que deve ganhar as ruas. Mas especialistas em moda garantem que têm muita coisa desta semana de moda paulistana que já dá para adaptar e incluir no guarda roupa.

 

Tendências

O neon é uma das apostas do mundo da moda. “Temos principalmente o laranja, o verde, o rosa e o azul em tons mais chamativos”, afirma o consultor de moda, Arlindo Grund.

Para as mais discretas, a dica da consultora de imagem e estilo Laís Urizi é apostar nos acessórios neon, como sapatos, brincos, cintos e bolsas.

“Outro segredo é combinar uma peça de roupa em cor mais chamativa com outra em tom neutro. O cinza é ótima opção para isso”, ensina Laís.

Segundo ela, o neon também pode ser usado com outra tendência da SPFW: a dos tecidos naturais, com destaque para o linho. “Uma camisa neon com uma saia em linho cru fica lindo”, diz.

Os looks monocromáticos são outra aposta fácil de usar, ao lado das peças em alfaiataria, que já ganham versões mais leves e despojadas nas lojas populares. Já no campo das estampas, destaque para o tropicalismo em roupas com desenhos de flores, frutas e folhagens, que têm tudo a ver com o clima brasileiro e podem ser usadas de diferentes formas.

 

Brincos grandes e franjas

Os acessórios ganham cada vez mais importância na moda e conseguem, de forma simples, transformar qualquer visual.

Segundo Arlindo Grund, brincos grandes, como os de argola ou com longas franjas, são tendências bacanas mostradas na São Paulo Fashion Week. As franjas, aliás, continuam em alta e aparecem também em roupas e bolsas.

A consultora de imagem e estilo Laís Urizi afirma que os cintos em cores neon e com detalhes em vinil são outros destaques em acessórios. “Eles possibilitam incrementar e modernizar o visual”, explica.

Além do apresentado pelas grifes, nos corredores da semana de moda de São Paulo foi possível encontrar também entre os frequentadores do evento muitas das tendências da estação.

A blogueira Alessandra Castro, 40 anos conta que viu muitas mulheres já apostando em tecidos fluidos e looks monocromáticos.

“Também vi estampas florais e calça jeans no estilo boyfriend  – de modelo mais amplo”, fala Alessandra.

Leia também