Folhapress

Roupas amplas e leves, visual monocromático, mistura de texturas e peças artesanais ganharam as passarelas nos últimos desfiles de moda. As principais tendências de roupas e acessórios para as próximas estações, muito do que visto nos desfiles, já pode ser usado agora, no dia a dia.

Vamos de neon?

O neon, por exemplo, é uma aposta que segue em alta desde a última temporada, assim como os looks monocromáticos, ou seja, em um mesmo tom. Peças utilitárias e de inspiração militar também foram destaques de alguns desfiles, que apostaram em estampas camufladas e em tons de verde-musgo e cáqui.

De acordo com Márcio Banfi, coordenador da pós graduação em Styling e Imagem de Moda da Faculdade Santa Marcelina, a proposta desse tipo de roupa não é homenagear os militares.

“Funciona como resistência, pegar o peso dessa estética militar e transformar em algo mais leve”, afirma ele.

Utilitárias

Na vida real, as peças utilitárias, com bolsos e fivelas, já ganharam a adesão do público por serem práticas e também confortáveis. “A vida hoje pede essa praticidade”, opina Banfi.

Na avaliação do consultor de moda, Arlindo Grund, crochês, bordados e outras peças artesanais também estarão cada vez mais em alta na moda, assim como as franjas e o estilo country.

“As franjas vieram aliadas a esse trabalho manual, com mais leveza”, diz Arlindo. *

Personalidade e moda

Esqueça a imagem de roupas feitas só para mulheres altas e magras. As marcas estão mais preocupadas em mostrar que a moda deve atender a diferentes tipos de corpos e estilos.

Segundo a consultora Gloria Kalil, a moda atual está menos impositiva. “O estilo de cada pessoa está muito favorecido”, diz. Para ela, o segredo para se vestir bem é se conhecer e respeitar a própria personalidade.

Leia também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *