Versátil e sensual, a fenda agora é tendência no jeans. Seja em calças ou em saias, a abertura é uma maneira divertida de mostrar as pernas e os pés.

“O bacana da fenda é que, quando a mulher fica parada, está toda coberta. Quando, de repente, ela se movimenta, as pernas aparecem. Esse é o charme desse artifício da moda”, diz Arlindo Grund, consultor de moda.

“O jeans é um tecido firme e mais duro, que não permite um caimento leve. A fenda também pode surgir para facilitar a movimentação das pernas”, explica o consultor. “Uma saia jeans, por exemplo, pode ter uma fenda tanto atrás como na frente – aliás, a moda adotou fortemente a abertura na frente”, diz.

 

Usar ou não?

Para a consultora de imagem Maria Aparecida Freitas, a fenda pode transformar a proposta de uma roupa.

“Em qualquer estilo, ela dá charme ao visual”, diz. “Mas, se for em uma calça flare, por exemplo, o look fica bem mais sensual do que se a mulher usasse uma calça tradicional”, completa.

Por a fenda ter um apelo mais sexy, muitas mulheres podem ter dúvidas se a adotam ou não. “Essa moda existe para qualquer tipo de pessoa e qualquer corpo.A mulher precisa se colocar na frente do espelho e ver se ela se sente bem com a peça. O corte deve valorizar e chamar a atenção para um ponto positivo de seu corpo, e não o contrário”, diz Grund.

O efeito que a fenda proporciona é o de alongar as pernas.”Quanto maior for, mais ela dará essa sensação de um corpo longilíneo. Mas isso não indica que a abertura precise ser enorme”, avisa Grund. Um truque muito acertado que vem sendo adotado é o zíper, que permite à mulher criar a abertura que quiser. “Aí vai do bom senso dela para avaliar até onde mostrar” diz Grund.

Leia também