Os estudantes brasileiros devem estar atentos aos prazos de inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil) – este para os pré-selecionados a candidatos que integram a lista de espera.

As inscrições para o Enem acontecem até 18 de maio, e para o Fies e P-Fies, o prazo foi estendido para 23 de maio.

 

Para o Enem

Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e do documento de identidade, além de criar uma senha. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição devem fazer os mesmo procedimentos.

O pagamento da taxa de inscrição – para quem não conseguiu a isenção – deve ser feito até 23 de maio nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios, e o valor é de R$ 82.

O candidato que necessitar de atendimento especializado ou específico deve fazer essa solicitação no ato da inscrição> os candidatos travestis ou transexuais que desejarem também poderão pedir o atendimento pelo nome social.

As provas do Enem 2018 serão realizadas em dois domingos, 4 e 11 de novembro.  O primeiro dia, que reúne redação e questões de linguagem e ciências humanas, terá cinco horas e meia de duração. Já no segundo dia, com questões de ciências da natureza e matemática, o tempo é de cinco horas.

Os resultados do Exame poderão ser usados em processos seletivos para as vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada, bolsas de estudos em instituições privadas, ProUni (Programa Universidade para Todos) e para obter financiamento pelo Fies.

Leia também