Carnaval é tempo onde tudo fica suspenso. Ninguém está muito preocupado com o que está acontecendo na política ou na economia por esses próximos dias.

Até quem não gosta de escola de samba, trio elétrico ou bloco de Carnaval e entra no clima de “hibernação” nesse período – gosta de ter um certo silêncio desses assuntos “espinhudos” respeitado.

Existe um cansaço generalizado, compartilhado entre todos os brasileiros. Os dois primeiros meses de 2019 foram especialmente difíceis.

Aconteceram muitas tragédias, uma guerra potencial no quintal do vizinho, o governo patinando entre seus aliados (que não são tão aliados assim) e os resultados ruins do ano passado.

O peso nos ombros parece diminuir nesses dias, quando o sofá fica convidativo – ou o bloquinho na rua ao lado dos amigos brilha como ouro em forma de glitter.

Quem vai discordar que o povo merece essa pausa? Que as pessoas não têm o direito de tirar a cabeça dos problemas por alguns dias?

Quando o brasileiro aproveita seu descanso de forma consciente – seja em casa ou seja nas ruas ao lado de milhares de outros brasileiros – muita coisa boa pode acontecer.

A alegria é sim um combustível poderoso em termos individuais – mas o que somos senão a soma de muitos indivíduos.

Se conseguirmos, pelo menos por alguns dias, desobstruir as sensações pesadas dos últimos meses com alegria, gargalhadas e leveza podemos sim, carregar esse otimismo adiante para os outros meses do ano – por que não?!

Basta pensar que o peso do clima que ficou no período pós eleições já estava mais brando quando chegaram as Festas no fim de 2018. Ok, as tragédias deixaram todos tristes, mas a animosidade entre as pessoas diminuiu. E essa é uma boa notícia.

Agora, com o Carnaval, tudo isso se confirma. A vida segue. O Carnaval aí está, pronto para ser aproveitado – cada um querendo o seu. Aliás, as pessoas estão sedentas pelo Carnaval.

Apesar de todos os pesares, a vida está em seu ritmo. Quem vai viajar, vai viajar. Quem vai brincar, vai brincar. Quem vai maratonar série, vai maratonar série.

Então que possamos nos dar essa pausa. E que na semana que vem, voltemos a falar sobre a censura no Youtube, sobre os problemas enfrentados em Brasília, as lambanças no cinturão metropolitano de São Paulo – e tudo o que sempre falamos. Bom Carnaval – seja ele como você escolher, caro leitor.

Leia também