Você já parou para analisar que o acesso aos conteúdos televisivos e na internet pode influenciar o seu  comportamento – e da família – e, até mesmo sua ‘energia’ no dia a dia?

Talvez esse ‘detalhe’ passe despercebido diante da vida atribulada, mas é um assunto que merece uma reflexão e propõe uma mudança de hábito – deixar os conteúdos sensacionalistas e violentos, e optar por aqueles de cunho educacional, social e cultural.

 

Repense a sua escolha

O ser humano é livre para fazer as suas escolhas, porém se torna responsável por elas. E isso acontece, também, com aquilo que você escolhe para assistir e compartilhar no dia a dia.

Por exemplo, se você gosta de ver vídeos violentos, programas sensacionalistas e filmes de conteúdos que estimulam o crime, sexo e uso de drogas, saiba que todo esse conteúdo pode te influenciar – direta ou indiretamente – trazendo pensamentos e comportamentos que condizem com o que seu cérebro captou durante as exibições.

Em 2013, pesquisadores na Pensilvânia analisaram alguns filmes e perceberam que, em mais da metade dos títulos analisados, os protagonistas estavam envolvidos em cenas de violência, sexo, consumo de álcool e drogas. Dessa forma, eles concluíram que “filmes violentos ou politicamente incorretos são uma má influência”.

Segundo a psicóloga Claudineia Sartori, as cenas violentas podem desencadear traumas difíceis de dissolver.

“Cenas violentas podem despertar em algumas pessoas um viés para a violência que já estava nela. Lembrando que nem todas as pessoas que assistem aos conteúdos violentos terão desequilíbrio. Mas é prudente que não se estimule esses conteúdos, uma vez que não dá para avaliar e acompanhar o resultado de quem terá o contato com essas informações”, diz Claudineia.

 

Não propague energia negativa

O Brasil está vivendo uma série de tragédias neste ano e, como não bastasse, algumas pessoas ainda se sentem no direito de compartilhar vídeos e imagens com detalhes das vítimas, ou até mesmo cenas de filmes ou de criaturas aterrorizantes – como o caso da boneca Momo, que aparece nos vídeos infantis no Youtube.

Esse tipo de comportamento fere o direito daquele que não se sente bem com esse tipo de conteúdo, além de propagar uma energia ruim nos grupos de whatsapp, Facebook e no ambiente familiar e coorporativo.

“Respeito significa ter um sentimento positivo por uma pessoa – é uma ação que honra alguém. Ao repassar conteúdos violentos é necessário estar atento se esta ação não está sendo tão violenta como o conteúdo. É saudável desejarmos para o outro aquilo que desejamos para nós, e em algum momento é preciso interromper o ciclo de ações negativas”, comenta a psicóloga Claudineia.

 

Viva em harmonia

Faça um teste e verifiquei se ao optar pelo acesso a conteúdos mais interessantes e construtivos, você conseguirá atrair energias positivas para você e para aqueles de seu convívio.

“Quando somos estimulados a falar e refletir sobre os acontecimentos, a tendência é conseguir reagir e separar as informações positivas das negativas. Viver em harmonia buscando momentos felizes é um desejo presente em grande parte das pessoas. Esta condição traz equilíbrio promovendo realizações e bem estar”, explana Sartori.

Leia também