Perguntei para 1.279 homens e mulheres: “O que é mais importante no casamento?”. A resposta número um foi fidelidade. Mas, apesar dessa valorização, 60% dos homens e 47% das mulheres disseram que já foram infiéis.

As mulheres mostraram estar muito insatisfeitas com os seus casamentos na pesquisa. Na enorme lista em que elas descreveram os defeitos de seus maridos estão itens como falta de intimidade, de conversa, de escuta, de atenção, de beijo na boca, de romance, de elogios, de reconhecimento etc. Muitas afirmaram que “falta tudo” e que foram infiéis “por vingança”. Já os homens falaram, basicamente, de falta de compreensão, de carinho e de bom humor.

Para muitas mulheres o problema não é a falta de amor e de sexo no casamento. Uma atriz de 57 anos disse que a motivação para ser infiel foi “o desejo de ser desejada”.

“Sou casada há 29 anos, mas meu marido me critica o tempo todo, parece que tem prazer em destruir minha autoestima. Cheguei à triste conclusão de que tenho um amante só para provar a mim mesma que ainda sou bonita e atraente em uma sociedade que é cruel para as mulheres da minha idade”.

Ela acredita que o melhor antídoto contra a traição é se sentir reconhecida e valorizada, receber atenção e elogios do marido e ter a certeza de que é única e especial para ele.

“Será que o meu marido precisa saber que é traído para aprender a me valorizar como mulher e prestar mais atenção aos meus desejos?”

Leia também