André Castro

 

Você tem se preocupado com o óbvio para diferenciar-se na multidão? Pode parecer surpreendente, mas a maioria das pessoas desconsidera as tarefas e obrigações ditas óbvias na busca pela sua excelência e qualidade.

É mais uma manhã de segunda feira. Termino minha xicara de café e saio em direção ao aeroporto de Congonhas com destino à Belo Horizonte onde fecharei com minha palestra motivacional o encontro anual das empresas do ramo farmacêutico de Minas Gerais.

Após noventa minutos, concluo minha apresentação. O retorno que recebo da organização e dos participantes é de agradecimento pelo incentivo a seguirem suas jornadas e terem suas mentes e corações abertos para os novos desafios.

Por que, após noventa minutos refletindo sobre o óbvio, afinal, o público ainda se emociona, sorri e me abraça em todas as palestras? É verdade que as pessoas necessitam repetidamente ouvir as mesmas coisas para se motivarem e voltarem a acreditar em si mesmas e não há dúvidas que, em muitas vezes, deixamos de enxergar o óbvio por medo da mudança. Sair da zona de conforto exige gasto de energia e nós como todo ser vivo aprendemos a economizá-la, permanecendo imóveis, muitas vezes, na mesmice.

O óbvio está ao alcance de todos e é também difícil de ser visto até que alguém o manifeste com simplicidade. Segundo Jacob Petry, pesquisador e escritor brasileiro, o óbvio são “as simples atitudes que nos fazem ter sucesso em tudo o que realizamos” e que precisam ser frequentemente recordadas, pois sendo óbvias passam desapercebidas e até esquecidas.

Tudo é óbvio até que você saiba a resposta e assim pôr vezes me pergunto, o que reflito em noventa minutos de palestra é mesmo o óbvio ou torna-se no final?

Não tenha medo, saia do óbvio, questione, viva, sorria, busque mais, a vida é repleta de oportunidades e caminhos. Sair do óbvio não significa fazer algo necessariamente novo, mas fazer algo diferente do comum – o que em muitas situações acaba sendo o próprio óbvio que pôr vezes esquecido, torna-se, agora, uma vez, enfim, realizado, o melhor caminho em busca da excelência e qualidade cujos controles estão na arte de fazê-lo e de fazê-lo bem.

 

André Castro é palestrante motivacional

Leia também