Além de servir para pedir comida e compartilhar novidades nas redes sociais, os smartphones podem ser um grande aliado na hora de obter apoio para quem passa por dificuldades, ou mesmo para facilitar a comunicação quando há algumas barreiras.

Aplicativos buscam auxiliar pessoas com problemas de saúde, como transtorno do espectro autista, tornando menos estressante o contato social, e pacientes com câncer, criando redes de apoio para os que têm o mesmo tipo de patologia

Um exemplo é o aplicativo ChatTEA, que nasceu após os pais de uma criança com síndrome do X frágil se unirem a desenvolvedores para lançar aplicativos voltados para o uso de pessoas com autismo. O app se baseia em programas como o WhatsApp para desenvolver ferramentas que facilitem a comunicação.

O app é capaz de antecipar ao máximo o desenrolar de uma conversa. Dependendo do perfil da pessoa –familiar ou amigo, profissão, idade –, o programa oferece opções de início de diálogos, situações e temas que poderão ser abordados.

Outro aplicativo, este em desenvolvimento, é o ReceTEA, que, por meio de imagens e infográficos, permite que pessoas com TEA preparem alguns pratos simples sozinhas.

Os aplicativos estão disponíveis para download em Android. Para iOS, é necessário enviar um e-mail solicitando acesso (info@apdif.com).

Leia também