Oscar D’Ambrosio

 

Geralmente documentários tratam de pessoas vitoriosas que, após superarem vários tipos de dificuldades, conseguem chegar ao topo de alguma atividade. “Ladies First”, de Uraaz Bahl, traz uma outra perspectiva.

Ao contar a história da arqueira indiana Deepika Kumari, aponta por que ela talvez não tenha sido campeã olímpica.

Oriunda de um vilarejo pobre, a jovem acabou descobrindo casualmente o esporte que a consagrou e sua determinação e talento a levaram a ocupar o primeiro lugar do ranking mundial.

No entanto, nas duas Olimpíadas de que participou, 2012 e 2016, não conseguiu medalhas.

Por quê? O documentário aponta pistas, que vão, desde a falta de preparo psicológico para lidar com a pressão de ser uma heroína nacional, até decisões da confederação esportiva da Índia em ternos de agendamento de competições, tratamento médico e condições de viagens.

Ser mulher e arqueira já são desafios consideráveis. Para chegar e se manter, é necessária uma infraestrutura em diversos aspectos.

As dificuldades não são poucas e a forma de vencê-las demanda investimento e delicadeza no lidar com variadas situações. Assistir ao documentário é uma maneira ilustrativa de conhecer melhor esse universo.

 

Oscar D’Ambrosio, mestre em Artes Visuais e doutor em Educação, Arte e História da Cultura, é gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Leia também