O que define um bom líder? Ser líder é diferente de ser chefe. O líder inspira, ajuda sua equipe a crescer, desenvolve talentos e cria espaço para comunicação e criatividade. O desejo do verdadeiro líder é que sua equipe alce voos maiores.

Se o gestor teme que os funcionários se destaquem e venham ocupar o seu lugar na empresa, ele pode até ser um bom profissional, mas não é um líder.

Não é preciso adotar o papel ‘bad boy’ para ser um bom líder. No cinema temos exemplos de bons líderes que fizeram a diferença em suas equipes (ainda bem!). Em ‘O homem que mudou o jogo’, Billy Beane (Brad Pitt) é um executivo responsável por um time de baseball. Mesmo com salários mais baixos, os jogadores do seu time conseguem 20 vitórias seguidas na liga profissional americana. O segredo? O líder focou no trabalho que cada um era capaz de fazer e não em suas fraquezas.

Não há segredo. O bom líder, antes de mais nada, é o que se conecta verdadeiramente com a sua equipe. Além de ter uma comunicação assertiva e transparente, ele percebe o ambiente e conduz todos para um bem maior e estimula o novo.

Existem dezenas de pesquisas que mostram o impacto de um bom gestor na produtividade e motivação da sua equipe. Uma boa liderança faz a diferença em qualquer empresa. Segundo um estudo realizado pela revista Fast Company, em 2017, as equipes de vendas da empresa Dell que tinham um líder inspirador eram 6% mais produtivas que as demais. Se você acha que isso é pouco significativo, saiba que representou uma receita de US$ 1 bilhão de dólares.

Mais do que cobrar resultados – sim eles são importantes para qualquer negócio –, o líder deve conseguir explorar melhor as habilidades de cada um para, assim, promover o crescimento de toda a equipe.

E você, tem medo de alguém sentar em sua cadeira? Caso sua resposta seja positiva, recomendo que repense o seu papel dentro da sua equipe.

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